Post

"Um dos grandes objetivos do Ministério Público de Santa Catarina é a aproximação e uma nova interação com o setor privado, da indústria e do comércio. Nossa missão é mostrar o MPSC como um grande parceiro, que pode contribuir significativamente na melhoria das condições de mercados locais, de trabalho e da vida das pessoas", defendeu o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, durante reunião de conselho de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), na tarde desta segunda-feira (29), no SESC Cacupé.

Durante o encontro com os empresários do comércio, Comin enfatizou como o MPSC pode contribuir com o desenvolvimento do estado e destacou soluções de atuação em conjunto entre as entidades. "A primeira missão do MPSC nos próximos dois anos é contribuir para a formação de um ecossistema econômico sustentável e competitivo, por meio de regras claras de tributação que confiram segurança jurídica aos investidores, ao comércio e à indústria", afirmou Comin, enfatizando que o MPSC é favorável a uma política de incentivos fiscais transparente, isonômica e que alcance os objetivos a que se propõe.

Post

Fortalecimento das políticas de compliance e desenvolvimento da infraestrutura logística são outras frentes a serem desenvolvidas em conjunto. A atuação do MPSC corrobora com as necessidades e expectativas do setor privado. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, "a Fecomércio SC inova no ambiente sindical ao implementar o programa de compliance como instrumento de gestão e ferramenta de governança corporativa". Breithaupt também lembrou os problemas mais graves que os empresários do comércio enfrentam no estado, como segurança, carga tributária e necessidade de desburocratização.

Comin ainda falou sobre o uso da tecnologia a favor da sociedade e mostrou como a instituição tem investido significativamente em programas que apresentam, por exemplo, o mapa da violência no estado. "Hoje temos condições de saber todos os indicadores de crimes, violentos ou não, e também de analisar as regiões mais críticas de SC", explicou o Procurador-Geral de Justiça, referindo-se aos mapeamentos obtidos por meio da ferramenta de Business Intelligence, que desenvolve um painel exclusivo para o levantamento de dados em diversas áreas, como saúde, educação e segurança pública.

O convite para participar do encontro foi feito pelo próprio Breithaupt, durante reunião institucional ocorrida no dia 18 de julho. Dentro desse ambiente de aproximação com a iniciativa privada, o chefe do MPSC ainda deve conversar com associações empresariais e CDLs do estado.

 PGJ conversa com a indústria em prol do desenvolvimento estadual

Saiba mais

Em reunião na FIESC, na quarta-feira (24/7), Fernando da Silva Comin defendeu novo modelo de relacionamento com a iniciativa privada a partir de ações concretas já desenvolvidas pelo MPSC.