Uma comitiva da coordenadoria da 2ª Câmara Criminal do Ministério Público Federal (MPF) esteve em Florianópolis nesta semana para uma visita técnica ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O grupo veio conhecer o modelo catarinense do GAECO e do CyberGAECO, que se tornaram referências em inteligência e investigações criminais em Santa Catarina. 

O Subprocurador-Geral da República e Coordenador da 2ª Câmara Criminal do MPF, Carlos Frederico Santos, que liderou a comitiva, destacou que o trabalho de Santa Catarina é merecedor de todos os elogios. "Estamos aqui buscando cada vez mais integrar os trabalhos federal e estadual e buscar conhecer expertises que possam proporcionar melhor atuação". Veja abaixo o depoimento completo. 

Post

O Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, enfatizou que o sistema de segurança do estado é uma referência nacional e que o modelo do GAECO também é referência em todas as unidades da Federação. "Essa atuação exitosa só é possível com a parceria, com a solidariedade das instituições. Temos hoje resultados grandiosos na área de combate à macrocriminalidade, facções criminosas e outros crimes de difícil investigação, e conseguimos esse resultado positivo com o apoio de todas as forças", disse ao agradecer a visita e ressaltar a importância do evento. "Essa visita é muito simbólica, porque efetivamente demonstra o reconhecimento nacional, pelo Ministério Público Federal e pelos GAECOs de outros estados, e faz que tenhamos a absoluta convicção de que estamos no caminho certo", finalizou. 

Além de conhecer o funcionamento do GAECO, o grupo visitou a Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI). Para o Coordenador da CISI, Sandro de Araujo, esse tipo de contato permite a troca de conhecimentos. "A partir do momento em que as parcerias forem estabelecidas, nós também teremos como utilizar o conhecimento e as boas práticas deles. Com certeza um trabalho mais integrado vai produzir mais frutos", afirmou. 

PostAraujo lembrou que, muito embora as competências sejam distintas em nível federal e estadual, muitas investigações importantes se cruzam. "Nós temos muitas demandas no estado na parte de lavagem de dinheiro, de crimes transnacionais, facções criminosas, e pensar só para dentro de Santa Catarina não funciona. As investigações não avançam. Então, trabalhar em parceria com o MPF sempre é muito importante para nós", disse. 

O Coordenador Estadual do GAECO, Márcio Cota, enfatizou a satisfação em receber a comitiva, compartilhar experiências e ajudar a implementar o GAECO no MPF. "É uma honra que eles tenham o GAECO de Santa Catarina como uma das referências no Brasil. Temos muito a aperfeiçoar ainda, mas é um reconhecimento gratificante e mostra que estamos no caminho certo com o nosso GAECO sendo referência no MP brasileiro e o CyberGAECO despontando como uma referência nacional também", destacou.  

Post

A comitiva teve a oportunidade de visitar a Secretaria da Segurança Pública de Santa Catarina. Lá, os integrantes foram recebidos pelo Secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira. Ele afirmou que receber a visita foi um momento histórico e de orgulho para o estado, em que foi transmitida a experiência do GAECO catarinense para o Ministério Público Federal. "Podemos compartilhar a nossa experiência, que tem trazido bons resultados para as investigações ao Estado de Santa Catarina", disse. 

GAECO 

O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo MPSC e composta por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal a Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa.