O Ministério Público de Santa Catarina utiliza cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar os serviços online.
Respeitando seu direito à privacidade, em breve você poderá fazer a gestão dos cookies por ferramenta própria disponível no site.
Até a implementação da ferramenta, você poderá optar por impedir/modificar esse tratamento por meio das configurações do seu navegador.



A segunda edição do programa mensal MPSC Entrevista conversa com o Ouvidor da instituição, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, que em 12 de maio tomou posse como vice-presidente da região Sul na diretoria do Conselho de Ouvidores do Ministério Público. Na entrevista, ele destaca a importância da Ouvidoria das Mulheres, canal especializado no atendimento de mulheres em situação de violência, que foi criado no final de 2021 e já registra 41 manifestações.

Segundo o Ouvidor, o número de manifestações demostra que esse tema estava represado e que a Ouvidoria vai ter que enfrentar essa demanda com agilidade. "Em um cenário em que a cada quatro minutos uma mulher é vítima de agressão, nós temos que implementar e fortalecer a Ouvidoria das Mulheres", afirma.

A criação do canal que atende exclusivamente demandas de violência contra mulheres também tornou possível o registro preciso desse tipo de manifestação, que até então era diluído entre outras categorias. Por exemplo, demandas classificadas como violência doméstica totalizaram 15 registros em 2021, todos no primeiro semestre, mas esses casos podem englobar situações envolvendo crianças e homens.