Em dois anos de atuação, a Navit atingiu mais de mil atendimentos na Capital e começa a se expandir em 2024. O núcleo está sendo regionalizado e já atende em Criciúma e em Lages.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inicia nesta segunda-feira (1º/7) a veiculação do novo programete "MPSC em Ação", na televisão, e "Minuto Ministério Público de Santa Catarina" nas rádios. Esta edição relata a expansão do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes, o Navit. O núcleo atua há dois anos na Capital do estado e já atendeu mais de mil vítimas de crimes. Com a regionalização, o núcleo passa a atender a região Sul, com o Navit Criciúma, e a região serrana com o Navit Lages.
O Navit foi idealizado com o objetivo de oferecer às vítimas em um só lugar escuta e orientação para serviços jurídicos, assistência social e psicológica. Violência doméstica, racismo, LGBTQIA+fobia e abusos contra crianças e adolescentes são alguns dos casos atendido pelo núcleo.
A regionalização começou em agosto do ano passado, por meio de um ato assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano. Desde então, o MPSC busca levar o Navit a todas as regiões do estado. Além da Capital, o núcleo está atendendo em Lages, nas sedes das Promotorias de Justiça ou pelo telefone, e em Criciúma, em uma sala na sede do fórum, pelo telefone e por e-mail. O projeto prevê a expansão para São Miguel do Oeste, Joinville, Itajaí e Blumenau.
MPSC em Ação
O MPSC em Ação leva mensagens educativas e informativas das mais diversas áreas de atuação do Ministério Público catarinense, de maneira simples, para a população por meio das rádios e TVs de todo o estado. A veiculação acontece por um acordo com a Rede Comercial Acaert. Os programetes de televisão e rádio têm 30 segundos de duração.