Post

A 4ª Promotoria de Justiça de Canoinhas denunciou cinco homens pelo homicídio de Sérgio Roberto Lezan, do policial militar da reserva e ex-Secretário Municipal de Obras, no mês de junho, em Major Vieira, no Planalto Norte Catarinense. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pede que eles sejam julgados pelo Tribunal do Júri. A denúncia foi recebida pela Vara Criminal de Canoinhas nesta quarta-feira (31/08). A partir de agora, todos os denunciados são réus na ação penal pública.   

No dia 14 de junho de 2022, próximo das 11h30min, em frente ao ginásio de esportes, no centro de Major Vieira, dois homens numa moto atiraram em Lezan atingindo sua cabeça, pescoço e costas, causando sua morte. 

A denúncia aponta que cinco homens estão envolvidos no crime: dois são os mentores da execução; um auxiliou na logística; e dois são os executores do homicídio. 

Os dois acusados que são os mentores da morte do ex-Secretário de Obras, planejaram e deram suporte financeiro e logístico para a execução do crime. Uma terceira pessoa participou do homicídio com a compra da motocicleta utilizada no dia do homicídio, providenciou a arma de fogo e a contratação dos executores do crime. 

Outros dois integrantes são acusados da execução do plano criminoso. No dia dos fatos, com a motocicleta se aproximaram de Lezan e o caroneiro efetuou disparos contra a vítima, que faleceu no local.

O Promotor de Justiça, Mateus Erdtmann, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas reforça que os denunciados que planejaram a morte agiram por vingança, em razão de desavenças pessoais com a vítima. "Agindo desta forma, entende-se que o motivo do crime foi fútil", destaca. 

Na ação penal, o MPSC, requer que os mentores do crime sejam julgados por homicídio com três qualificadoras (motivo fútil, motivo torpe, mediante paga e promessa de recompensa, e recurso que impossibilitou a defesa da vítima). Os outros três acusados por homicídio com duas qualificadoras (motivo torpe, mediante paga e promessa de recompensa, e recurso que impossibilitou a defesa da vítima).