Post

Em atividade alusiva ao Outubro Rosa, a Gerência de Atenção à Saúde (GESAU) do MPSC promoveu nesta quarta-feira (18) um evento on-line a respeito da prevenção e do combate ao câncer de mama e ao câncer pélvico. A live foi transmitida pelo canal do MPSC no YouTube. 

Reveja aqui.

As fisioterapeutas Tatiana de Bem Fretta e Gabriella Viegas foram as convidadas para o momento, que buscou mostrar a importância da fisioterapia na prevenção e no tratamento de tais tipos de câncer. A conversa durou cerca de uma hora, período no qual elas detalharam tipos de tratamentos e abordagens do campo da fisioterapia que podem ajudar no enfrentamento da doença.  

A Gerente de Atenção à Saúde, Juliana Martins Barreto Abreu, falou sobre os objetivos da conversa. "O Outubro Rosa é a oportunidade adequada para debatermos e compartilharmos informações sobre a saúde das mulheres, e essas informações são grandes aliadas na prevenção de doenças como o câncer de mama. É o momento de pararmos e pensarmos se estamos realmente cuidando da nossa saúde", disse.

Também esteve na pauta da conversa a capacidade da fisioterapia em tratar os aspectos físicos e funcionais das possíveis sequelas da doença, além dos procedimentos terapêuticos que a área possibilita. Tatiana e Gabriella falaram, ainda, sobre como a fisioterapia pode desempenhar um papel crucial no apoio emocional e na orientação sobre a importância da atividade física e da adoção de um estilo de vida saudável durante e após o tratamento oncológico.

Fisioterapeutas do MPSC, Márcia Aparecida Gonçalves e Davi Silveira Di Bernardi também comentaram sobre as contribuições que a fisioterapia pode oferecer para pessoas em tratamento contra o câncer de mama e o pélvico.

"Neste Outubro Rosa, lembramos que a fisioterapia é um pilar crucial na jornada contra o câncer, proporcionando cuidados essenciais para prevenção e tratamento, promovendo qualidade de vida e oferecendo suporte vital às pacientes. Juntas, avançamos rumo à saúde e ao bem-estar pleno", disse Márcia.

"As terapias fisioterapêuticas, personalizadas para cada paciente com câncer, contribuem não apenas para a reabilitação física, mas também para o apoio emocional, proporcionando esperança e vitalidade", completou Davi.