No encerramento, o Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP Guilherme André Pacheco Zattar falou sobre o sucesso do congresso e celebrou o alto número de projetos inscritos na 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do MP. A atividade fez parte da programação na quinta-feira (1º/6) e reuniu membros e servidores das áreas de inovação e tecnologia que apresentaram projetos em execução nas unidades do MP, nas áreas de suporte à investigação, cibersegurança, inovação e tendências de tecnologia, área-fim e área-meio.
"Estávamos há quatro anos sem conversar sobre esses projetos, então essa edição foi para descomprimir, jogar para fora aquilo que estamos desenvolvendo. Foram 100 iniciativas inscritas e a gente tinha espaço para 64, por isso foi uma dor enorme cada uma das que tivemos que deixar de fora das apresentações, porque sabemos do carinho e empenho dedicados em cada uma delas. Conseguimos dar 15 minutos para que cada projeto fosse apresentado, mas a gente quer tornar esse evento anual, pois a tecnologia muda muito rápido e precisamos nos encontrar mais vezes para conversar com mais tempo", comentou Zattar.
Programação focou no compartilhamento de experiências
O Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público reuniu dezenas de membros e servidores de várias unidades do MP brasileiro desde quarta-feira (31/5). Um dos destaques da programação foi a "Fábrica de fracassos", uma atividade na qual os participantes trocaram ideias sobre projetos, experiências e iniciativas de inovação e tecnologia que não deram certo. Na quinta-feira, depois da Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia, houve uma palestra com Martha Gabriel, renomada especialista multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação e professora de inteligência artificial na PUC-SP.
Promovido pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, o Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e a 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia foram apoiados pelo MPSC, que neste ano sediou a programação. Também apoiaram o evento o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos do Estados e da União (CNPG) e a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP).