Post

Desenvolver a criatividade e a inovação no mundo do trabalho foi o assunto das duas palestras que encerraram o Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público na manhã desta sexta-feira (2). O evento, que se iniciou na quarta-feira (31/5), foi promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e sediado pelo MPSC, em Florianópolis.

Murilo Gun e Leandro Mattos, especialistas em inovação, criatividade e gestão de mudança, conduziram o último dia de atividades no auditório do MPSC. Com uma fala voltada ao autoconhecimento, Gun demonstrou o potencial da subjetividade para aprimorar as relações humanas, seja em nível familiar ou institucional, nas organizações. Ele enfatizou que o pensamento objetivo é importante, mas não deve ser o único guia das ações humanas. "Uma organização inovadora é aquela que contém seres humanos criativos organizados, que as pessoas que nela trabalham estão usando ou considerando a possibilidade de usar a imaginação para resolver seus desafios. Não precisa ser em todos os momentos, mas estão ao menos considerando essa hipótese. E essa consideração começa na vida pessoal de cada um", observou.

Post

Mattos, que é professor de neurociências, neuromarketing e tomada de decisão, relatou sua trajetória no desenvolvimento de um software que ajuda a identificar sinais comportamentais de transtorno do espectro autista, além de múltiplas inteligências, superdotação e indicativos de saúde mental, como estresse, ansiedade, depressão. Ao narrar seu percurso, Mattos sublinhou o quanto a colaboração e, principalmente, as conexões humanas em prol do mesmo propósito são a principal razão por trás do sucesso de uma ideia. "A forma como vamos escolher competir ou colaborar definirá os próximos passos de nossa jornada. [...] Nossa missão não acaba quando vencemos. Ela acaba quando voltamos para resgatar aqueles que ficaram atrás e, assim, vivemos nosso propósito e perpetuamos o ciclo de reciprocidade", disse.

Ao fim do evento, o palestrante chamou atenção para a camiseta que estava usando, na qual constava a frase "O meu compromisso com a minha natureza é de não ser igual". O verso foi retirado da canção "O cubo", da banda Dazaranha, que faz referência às pessoas com autismo e que também é tema da campanha "As entrelinhas do autismo", promovida pelo MPSC. Mattos lembrou da campanha. "Essa também é a mensagem que o MPSC escolheu em prol da causa autista. Sendo você autista, superdotado, criativo ou não, ninguém é obrigado a ser igual", finalizou.

Post

No encerramento, o Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP Guilherme André Pacheco Zattar falou sobre o sucesso do congresso e celebrou o alto número de projetos inscritos na 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do MP. A atividade fez parte da programação na quinta-feira (1º/6) e reuniu membros e servidores das áreas de inovação e tecnologia que apresentaram projetos em execução nas unidades do MP, nas áreas de suporte à investigação, cibersegurança, inovação e tendências de tecnologia, área-fim e área-meio.

 "Estávamos há quatro anos sem conversar sobre esses projetos, então essa edição foi para descomprimir, jogar para fora aquilo que estamos desenvolvendo. Foram 100 iniciativas inscritas e a gente tinha espaço para 64, por isso foi uma dor enorme cada uma das que tivemos que deixar de fora das apresentações, porque sabemos do carinho e empenho dedicados em cada uma delas. Conseguimos dar 15 minutos para que cada projeto fosse apresentado, mas a gente quer tornar esse evento anual, pois a tecnologia muda muito rápido e precisamos nos encontrar mais vezes para conversar com mais tempo", comentou Zattar.

Programação focou no compartilhamento de experiências 

O Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público reuniu dezenas de membros e servidores de várias unidades do MP brasileiro desde quarta-feira (31/5). Um dos destaques da programação foi a "Fábrica de fracassos", uma atividade na qual os participantes trocaram ideias sobre projetos, experiências e iniciativas de inovação e tecnologia que não deram certo. Na quinta-feira, depois da Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia, houve uma palestra com Martha Gabriel, renomada especialista multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação e professora de inteligência artificial na PUC-SP. 

Promovido pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, o Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e a 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia foram apoiados pelo MPSC, que neste ano sediou a programação. Também apoiaram o evento o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos do Estados e da União (CNPG) e a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP).