Post

Nesta quinta-feira, 10/11, os membros do Ministério Público brasileiro deram continuidade nos trabalhos do Encontro do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM). O evento que começou na quarta-feira e segue até sexta-feira tem como objetivo de debater ideias, compartilhar experiências e boas práticas de atuação ministerial na área criminal.

No período da manhã a mesa redonda "Aspectos Relevantes da Cadeia de Custódia" teve a participação da Promotora de Justiça do MPMS Renata Goya, Promotor de Justiça do MPSP Rogério Sanches e do Promotor de Justiça do MPPR Rodrigo Cabral. O debate foi mediado pelo Coordenador de Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do MPSC, Promotor de Justiça Jádel da Silva Junior.

Post

Na parte da tarde a Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e Secretária-Executiva do GNCRIM, Selma Leão Godoy mediou a mesa redonda com o tema "O reconhecimento de pessoas na visão atual da jurisprudência dos Tribunais Superiores". Participaram da mesa o Promotor de Justiça do MPRS Rodrigo Brandalise e o Promotor de Justiça do MPPR Alexey Choi Caruncho, que esteve virtualmente.

Para o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do MPSC, Promotor de Justiça, Jádel da Silva Júnior as discussões do dia trataram de um dos temas mais importantes para a atuação do MP e do próprio sistema de Justiça, que é a cadeia de custódia.

"Se constatou a necessidade de que o MP em parceria com outros órgãos de segurança pública formule protocolos de atuação específica no âmbito da cadeia de custódia, sobretudo na cadeia de custódia em vestígios digitais. É importante que os Ministérios Públicos de todos os Estados da federação mergulhem na formulação de rotinas de protocolos para o enfrentamento desse tipo de crime e para que a cadeia de custódia seja respeitada, especialmente na parte de crimes digitais", comentou.