A 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul recebeu documentos informando que uma criança portadora da síndrome do espectro autista nível 3, está há mais de um ano esperando atendimento regular na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e na Associação Amigos dos Autistas (AMA) de Jaraguá do Sul/SC. Devido a essa situação, instaurou Notícia de Fato n. 01.2022.00021566-9, para averiguar o atraso no acolhimento.

Esse fato alertou o MPSC, que já solicitou à APAE e a AMA, que no prazo de 10 dias, prestem as informações necessárias acerca da denúncia da falta de atendimento.

O Promotor de Justiça, Marcelo José Zattar Cota, explicou que "diante deste caso apontado, irá apurar quantas crianças estão aguardando atendimento na fila de espera das entidades, o tempo da inscrição para a vaga até o atendimento e o que as instituições estão fazendo para resolver esta situação".

Atualmente a APAE possui 568 usuários matriculados no município e a AMA acolhe 156 pessoas em todos os níveis do transtorno.