O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma Notícia de Fato a fim de apurar uma possível falta de insumos no Hospital Infantil Joana de Gusmão relatada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Pública Estadual e Privado de Florianópolis e Região (SINSAÚDE).

O SINSAÚDE procurou a Ouvidoria do MPSC na quinta-feira (14/7), informando que uma série de insumos - como isolamento para medicamentos sensíveis à luz, seringas em tamanho adequado e cateter de punção de tamanho pediátrico - estavam em falta desde o início do mês de junho, levando a uma série de improvisos que impediriam o atendimento adequado.

A Ouvidoria, então, encaminhou a representação do sindicado à 10ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, órgão do MPSC com competência para tratar das questões relativas saúde de crianças e adolescentes no Estado.

A partir da representação, na sexta-feira (15/7), o Promotor de Justiça Sandro Ricardo Souza instaurou a notícia de fato e encaminhou ofício ao Secretário de Estado da Saúde solicitando que apresente, em 48h a partir do recebimento do documento, esclarecimentos sobre os fatos noticiados, informando, ainda, em caso de ausência dos insumos, qual a previsão de regularização do estoque dos materiais necessários.

A partir dos esclarecimentos, a 10ª Promotoria de Justiça irá avaliar as medidas possíveis e necessárias a serem tomadas.