Post

Tema de um livro lançado pelo MPSC no fim de 2022, o caso conhecido como "linchamento de Chapecó", ocorrido na cidade do Oeste catarinense em 1950, é também o foco de uma exposição na Casa Bocaiuva, em Florianópolis, na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).   

Organizada pelo Memorial do MPSC, a exposição mostra itens que foram encontrados durante o trabalho de produção do livro. Há, por exemplo, a denúncia oferecida pelo MPSC contra os envolvidos no linchamento público, além de radiogramas e telegramas, materiais que estavam armazenados na Gerência de Arquivo e Documentação (GEDOC) da instituição.  

Ainda é possível ver a repercussão que o caso teve na comunidade e no país. A exposição apresenta uma poesia de cordel feita logo depois dos fatos pelo então professor Vicente Morelatto, em versos nos quais ele conta, em tom crítico, o episódio do linchamento. Morelatto morreu logo depois de produzir a obra, ainda aos 26 anos, em circunstância misteriosa. Também estão expostos nos painéis recortes da revista Cruzeiro, importante periódico nacional da época, repercutindo o crime ocorrido em Chapecó.

Post

A exposição permanece aberta ao público até a metade de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 19h30. A Casa Bocaiuva fica em frente ao edifício-sede do MPSC em Florianópolis, na rua Bocaiuva, n. 1792, Centro.

E-book sobre o linchamento de Chapecó

O Memorial do MPSC também disponibilizou gratuitamente uma versão digital do livro "Linchamento de Chapecó", obra organizada pelo Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos e pelo CEAF/Memorial.

O livro transcreve na íntegra o processo do caso. Na ocasião, quatro pessoas suspeitas de incendiarem uma igreja católica da cidade foram mortas dentro da cadeia pública por populares e seus corpos foram queimados. Promotor de Justiça na época, José Daura foi responsável pela atuação do MPSC no caso e processou criminalmente 83 pessoas. Faça o download gratuito do e-book e conheça a história na íntegra aqui. 

Conheça o MPSC

Além da Casa Bocaiuva, o MPSC tem outros espaços abertos à visitação. As visitas institucionais podem ser agendadas pelo programa Por Dentro do MPSC, voltado para grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior.

O objetivo do programa é permitir que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e fazem um tour pela Casa Bocaiuva - onde fica o Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC - e pela Casa do Barão, atual sede do CEAF.

Grupos interessados em participar do Por Dentro do MPSC devem enviar e-mail para geper@mpsc.mp.br. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação.   Clique aqui e saiba mais sobre o Por Dentro do MPSC.