Post

Até o dia 27 de novembro, 35 jovens de São Lourenço do Oeste, Jupiá e Novo Horizonte, no Oeste do estado, participarão do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e as Secretarias de Assistência Social dos municípios.  

O programa tem o objetivo de preparar os jovens, principalmente os considerados socialmente vulneráveis, para a vida profissional. Os encontros de capacitação serão realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos três municípios. 

O Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes explica que é importante a parceria do Ministério Público em programas como este, ainda mais por ser uma ferramenta para que estes jovens sejam incluídos de maneira formal nos programas de estágio e aprendizagem.  

"O programa é uma continuidade do Projeto "Trabalhando Juntos", desenvolvido pelo Ministério Público com a parceria do Município. A ideia do "Trabalhando Juntos" é garantir o atendimento dos adolescentes que precisem de uma oportunidade. Nesse sentido, adianta apenas enviá-los para as empresas? A nossa ideia é que não. Primeiro, é preciso preparar e qualificar. Então, com essa preparação, a chance dos adolescentes terem sucesso na sua primeira jornada profissional será muito maior. A esperança é de, assim, muitas vidas sejam mudadas", ressalta o Promotor de Justiça. 

Durante as 30 horas de formação, os jovens de 14 a 22 anos receberão informações sobre processos de recursos humanos, noções de contabilidade e finanças, comunicação, ética e cidadania, direitos e deveres e dicas de como se preparar para os desafios do primeiro emprego. Ao final das capacitações, haverá uma formatura.