Post
O Procurador de Justiça Hélio José Fiamoncini é o novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A posse ocorreu por videoconferência na manhã desta quarta-feira (28) e foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.  

O novo Procurador de Justiça ocupará a vaga de Sandro José Neis, que assumiu o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em junho. O termo de posse foi lido pela Procuradora de Justiça Kátia Helena Scheidt Dal Pizzol.  

Em seu discurso de saudação, a Procuradora de Justiça Monika Pabst falou do lado humano do empossado. "Promotor de júri apaixonado, suas sustentações pareciam tornar da própria alma, e não seria exagero se dissesse que suas palavras teriam o condão de levar o indivíduo mais insensível às lagrimas... E digo isso por experiência própria, pois eu mesma em certa ocasião não pude conter a emoção em um dos seus brilhantes e inflamados trabalhos na tribuna do júri. Em um dos casos mais enigmáticos e marcantes da sua atuação profissional, relativo ao estupro e homicídio de três jovens, na comarca de Blumenau, o promotor de justiça técnico não conteve o seu lado humano e, transbordando em emoção quando da narrativa dos fatos aos jurados, levou a plateia inteira ao choro", lembrou. 



PostA alegria e a espontaneidade, características marcantes de Fiamoncini, também foram enfatizadas. "Um profissional ímpar, homem público e que, nos mais de 38 anos de atuação junto a esta instituição, jamais perdeu o brilho ou o poder de contagiar a todos com o seu bom humor, risadas e boas histórias. Quantas vezes vimos o Dr. Hélio atravessar o gabinete porta adentro aos brados, sem maiores avisos ou cerimônias, e, com todo o clamor e grado que lhe são tão característicos, brindar-nos com sua alegria e desenvoltura ao dividir os seus casos os mais simples aos mais sofisticados", disse.  

Emocionado, o novo Procurador de Justiça relembrou, em seu discurso de posse, os seus 38 anos de carreira e agradeceu aos que o acompanharam. Citou os Promotores de Justiça que o receberam, Nilo Sérgio Quintino dos Santos e Luiz Alberto Cavalcanti. "Incrivelmente bondosos, pacientes e compreensivos, impulsionaram e dirigiram minha barca, dando-lhe o rumo para a almejada confirmação na carreira, fato ocorrido em 1985", relatou. Destacou também o incentivo que recebeu da colega Procuradora de Justiça Monika Pabst: "Aquela que mais me suportava era a queridíssima Monika, que é a causa de minha decisão de inscrever-me para este novo cargo que hoje estou a ocupar. Monika, teu estímulo foi decisivo para que eu estivesse hoje tomando posse". 

Post

Fiamoncini se afastou duas vezes do Ministério Público para se dedicar ao cargo de Prefeito da sua cidade-natal, Rodeio, no Alto Vale do Itajaí. Atuou nas comarcas de Tangará, Trombudo Central, Ituporanga, Balneário Camboriú, Indaial, Curitibanos e, por último, Blumenau.  

Renovação e experiência 

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, presidiu a solenidade. Em sua fala, destacou a trajetória do Procurador de Justiça Hélio José Fiamoncini. Comin frisou que a chegada do novo membro representa uma renovação de forças ao colegiado e que a experiência de Fiamoncini contribuirá para discussões importantes. 

O Procurador-Geral também falou sobre as características pessoais que são reconhecidas por quem já trabalhou com Fiamoncini. "O Colégio comemora a sua chegada e se alegra por várias razões - a primeira delas, pelo seu espirito alegre, fervoroso, inquieto e solidário. Quem conhece o Dr. Hélio sabe do ser humano maravilhoso que é, sempre com uma palavra amiga, um sorriso no rosto e uma energia positiva que contagia todos que estão ao seu redor", ressaltou. 

Post

Ao finalizar, destacou que "a presença de Fiamoncini, na sua grandeza e simplicidade, enobrece ainda mais as hostes do Colégio de Procuradores, e engrandece o Ministério Público como instituição". 

Também participaram da sessão o Procurador-Geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, representando o Governador, Carlos Moisés da Silva; Wilson Rogério Wan-Dall, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; José Nei Ascari, representando o Presidente desse órgão, Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; Vera Lúcia Ferreira Copetti, Desembargadora e Presidente do Núcleo de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; o Corregedor-Geral do MPSC, Procurador de Justiça Ivens José Thives de Carvalho; o Ouvidor do MPSC, Procurador de Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Gladys Afonso; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fabio de Souza Trajano; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alexandre Estefani; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng; o Presidente da Associação Catarinense do MPSC, Promotor de Justiça Marcelo Gomes da Silva; e Eduardo de Mello e Souza, Secretário da OAB/SC, representando o Presidente Rafael de Assis Horn.