Post

Esclarecer e alertar sobre a importância do combate à violência doméstica e à violência contra mulher foram os objetivos da palestra do Promotor de Justiça Marco Aurélio Morosini à comunidade de Cunha Porã. O encontro, que ocorreu na última terça-feira (29/8) no salão nobre da Prefeitura, teve como tema a campanha "Oi, meu nome é Maria", do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).  

"A campanha é uma oportunidade para trazer conscientização e debater temas que são importantes na proteção e na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Esse momento de pausa e reflexão com mulheres que fazem parte da comunidade é muito importante para trazer uma informação que, muitas vezes, é desconhecida e mostrar para as pessoas que esse é um problema de todos e que cada um dentro do seu próprio contexto pode ajudar a melhorar essa realidade", destaca o Promotor de Justiça.  

A agente comunitária de saúde Traudeli Puntel destaca que o conteúdo da palestra pode auxiliar no trabalho dela no dia a dia, pois muitas mulheres sofrem essa violência e não se dão conta. "Sempre tem alguma mulher que se enquadra nesse perfil e tem medo de denunciar. Por isso, nós temos que nos munir de informações para saber para onde indicar essas mulheres, quem procurar e o que fazer", enfatiza.  

Dione Maas, Secretária de Assistência Social de Cunha Porã, acredita que o encontro serviu para reforçar que a violência contra a mulher é um tema que deve ser amplamente debatido. "Muitas vezes a gente vê situações e acha que não tem o que fazer, mas é possível, sim, auxiliar essas mulheres que são vítimas de violência, orientando e auxiliando-as a buscar ajuda e servindo como rede de apoio", salienta.  

Post

Agosto Lilás 

A celebração de agosto como mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres tem origem na promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), em 7 de agosto de 2006. Marco na luta contra a violência doméstica e familiar no país, a lei foi batizada em homenagem à ativista Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que, em 1983, sofreu duas tentativas de homicídio por parte de seu então marido: a primeira com um tiro nas costas enquanto ela dormia e a segunda por eletrocussão no chuveiro. Após o ocorrido, Maria da Penha ficou paraplégica em decorrência das agressões e enfrentou diversas dificuldades em sua busca por justiça. 

Campanha "Oi, meu nome é Maria" 

Em 2023, as iniciativas do Agosto Lilás no MPSC acontecem dentro da campanha "Oi, meu nome é Maria", lançada pela instituição no ano passado para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Em 2022, a campanha levou Promotores e Promotoras de Justiça para escolas em todo o estado, onde conversaram com cerca de mil estudantes de mais de 20 escolas sobre o combate à violência contra as mulheres e as questões relacionadas à Lei Maria da Penha, como direitos, garantias e medidas de proteção. A campanha recebe esse nome justamente em homenagem a Maria da Penha, ativista do direito das mulheres e vítima emblemática da violência.    

Organizada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e contra a Mulher em Razão de Gênero (NEAVID), a iniciativa foi ampliada pelo MPSC para alcançar e conscientizar grupos de mulheres. A ideia é levá-las à reflexão sobre o que é a violência contra a mulher para que possam entender e auxiliar eventuais vítimas. 

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça Marco Aurélio Morosini.

Carregar arquivo do audio aqui!