Nos últimos 10  anos (2007-2017), o MPSC instaurou 18.734 inquéritos civis para análise e investigação de possíveis atos de improbidade administrativa. Nesse mesmo período, Promotores e Promotoras de Justiça propuseram 4.293 ações judiciais pela prática de atos de improbidade administrativa em face de agentes públicos e particulares.

Além da seara repressiva, o MPSC também voltou seu foco a tutela preventiva da corrupção ao instituir e importantes projetos visando a prevenção desses atos em conjunto com os órgãos públicos, como é o caso do programa Transparência e cidadania, que busca o aperfeiçoamento dos Portais da Transparência pelas Prefeituras e Câmaras municipais, e o programa Unindo forças que tem por objetivo fortalecer as unidades de controle interno dos municípios de Santa Catarina.


Post



Leia mais:

MPSC fortalece investigação para intensificar o combate à corrupção e ao crime organizado

leia mais aqui

O Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) foi regionalizado e passa a atuar em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO)

Combate à corrupção e à lavagem de dinheiro: laboratórios já identificaram R$ 32 bilhões com indícios de ilegalidade esse ano

Leia mais aqui

A estimativa foi apresentada pela coordenação da Rede-Lab do Ministério da Justiça durante a abertura do 12º Encontro Nacional da Rede de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), na sede do MPSC, em Florianópolis.

GAECO deflagra operação e prende cinco por suspeita de corrupção

leia mais aqui

A coordenadora do núcleo do GAECO em São Miguel do Oeste, Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes, e o Presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, concedem entrevista coletiva, nesta quarta-feira (8/5), às 10 horas, no Fórum de São Miguel do Oeste, sobre a operação Irmandade.

Programa Unindo Forças produz novo diagnóstico da atuação das Controladorias Internas dos municípios

Leia mais aqui

Além da estrutura e funções, o novo diagnóstico envolveu aspectos mais amplos da atuação das Controladorias, como as ações de ouvidoria e transparência; fiscalização de contratos e o fomento ao controle social.

MPSC integrará 5 ações nacionais de combate à corrupção e lavagem de dinheiro em 2019

Leia mais aqui

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) integrará, em 2019, cinco das 14 ações de prevenção e combate à corrupção e lavagem de dinheiro definidas durante a XVI Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), em Foz do Iguaçu.

GAECO deflagra operação "Sinal Vermelho" na região Norte do Estado

Leia mais aqui

Já foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, seis prisões temporárias e uma prisão em flagrante. Os investigados são suspeitos de oferecer e receber vantagens indevidas para viabilizar a aprovação de alunos de centros de formação de condutores em exames voltados à obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mais de 130 cargos comissionados de Balneário Camboriú são declarados inconstitucionais

Leia mais aqui

Prefeitura tem prazo de um ano para reorganizar estrutura administrativa com a realização de concursos públicos ou de adequações legais.