Post

Em outubro, 28 jovens em situação de vulnerabilidade social concluíram uma capacitação em São João do Sul com o objetivo de se preparar para a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa, que já alcançou quase 200 adolescentes na região Sul do estado, faz parte do programa "Trabalhando Juntos", uma parceria entre Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE), municípios e empresas privadas.

"Não tínhamos, no município, nenhum programa que garantisse o direito fundamental à profissionalização desses jovens. A partir disso, buscamos as parcerias que formaram o 'Trabalhando Juntos'. Hoje percebo que a aprendizagem é, para muitos casos, o direito que vai garantir a fruição de outros direitos", explica o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC, João Luiz de Carvalho Botega, que idealizou o projeto à época em que atuava como Promotor de Justiça na comarca de Meleiro. "Quando esse adolescente ingressa no mercado de trabalho de maneira lícita, dentro de um programa de aprendizagem, garantimos também que ele esteja estudando, de modo a combater a evasão escolar, e que tenha um rendimento próprio, prevenindo seu envolvimento com a criminalidade, em especial com o tráfico de drogas", completou Botega.

A partir de articulação promovida pelo MPSC, o município indica jovens que se enquadram no público-alvo do programa - oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto ou em situação de evasão escolar - e o CIEE organiza as oficinas socioeducativas. Ao longo do curso, realizado em dois meses e meio, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho, entre outros temas. Os alunos que concluem a capacitação são encaminhados às vagas de aprendiz e de estágio disponibilizadas nas empresas dos municípios.

"Além de aproximar o Promotor de Justiça da sociedade, o Programa Trabalhando Juntos é um primeiro passo na carreira profissional de muitos adolescentes que nunca tiveram a oportunidade de frequentar um curso de capacitação. Ao término do programa, além de uma perspectiva de primeiro emprego, os adolescentes se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos", comenta o Promotor de Justiça Paulo Henrique Lorenzetti da Silva, titular da PJ de Santa Rosa do Sul, responsável pela implementação do programa em São João do Sul.

O projeto visa ainda reduzir a prática de atos infracionais e a evasão escolar, tendo a frequência estudantil como pré-requisito e estimulando os participantes a continuarem os estudos como forma de projeção social.

Até agora, além do município de São João do Sul, participaram do programa 75 jovens da comarca de Meleiro, que abrange Meleiro e Morro Grande, e 87 de Turvo, que envolve os municípios de Turvo, Ermo, Jacinto Machado e Timbé do Sul. No total, 87 foram contratados como aprendizes. A iniciativa está no banco de ideias do MPSC, e outros municípios, como São José, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Xanxerê e Araranguá, também manifestaram interesse em implementar o programa futuramente.

Formatura em São João do Sul

Na noite do dia 22 de outubro, os 28 jovens que participaram da capacitação do Trabalhando Juntos de São João do Sul receberam seus certificados em uma cerimônia de formatura realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade do município.

Na ocasião, o Prefeito Moacir Teixeira anunciou a segunda turma do programa para o primeiro semestre do próximo ano. O município de Santa Rosa do Sul, por sua vez, manifestou interesse em iniciar o projeto em 2020.

O evento contou com a participação de cerca de cem pessoas, entre elas o Promotor de Justiça Paulo Henrique Lorenzetti da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Luiz dos Santos, a Secretária de Assistência Social, Janete Farias, o Secretário de Planejamento, Diego Herr, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maiquiu Cardoso, e a coordenadora do CIEE, Tatiane Lourenço.