Um homem acusado pelo Ministério Público pelo homicídio de um companheiro de cela no Hospital de Custódia, em Florianópolis, foi condenado a mais de 21 anos de prisão pelo Tribunal do Júri da Comarca da Capital nesta terça-feira (1º/11).

A ação penal apresentada pela 37ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital relata o crime praticado por Maicon da Cunha Nenes na noite do dia 24 de fevereiro de 2021 contra Anderson Querino Pires, seu colega de cela.

De acordo com a ação, Maicon esperou a vítima tomar seu medicamento no início da noite e, quando ela estava deitada, a pretexto de ensinar-lhe uns golpes, deu-lhe uma gravata, dificultando-lhe eficaz reação. Com Anderson dominado, o réu enrolou um lençol em volta do seu pescoço, pendurando-o no interior da cela.

Conforme sustentado pelo Promotor de Justiça Jonnathan Augustus Kuhnen perante o Tribunal do Júri, os jurados - que formam o Conselho de Sentença, considerou o réu culpado por homicídio duplamente qualificado, por uso de meio cruel (asfixia) e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

A pena aplicada pelo Juízo do Tribunal do Júri foi de 21 anos, dois meses e um dia de reclusão, a serem cumpridos em regime inicial fechado. Em nome da garantia da ordem pública, o condenado teve negado o direito de recorrer em liberdade.