Post
Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoveu, em Lages, o Encontro Estadual do Tribunal do Júri 2023, reunindo Promotores e Promotoras de Justiça responsáveis pela acusação de réus que cometem crimes dolosos contra a vida. O objetivo foi a troca de ideias, técnicas, boas práticas e experiências, ampliando o conhecimento e aperfeiçoando a atuação do MPSC nos Tribunais do Júri. O evento ocorreu entre quinta (1º/6) e sexta-feira (2/6).

Na abertura, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, ressaltou a importância do Tribunal do Júri para a sociedade e o papel do Promotores de Justiça nesse contexto. "O que se discute no júri é um diálogo de ontem, do hoje e dos valores que serão atribuídos ao amanhã. É a voz popular construindo uma ordem e tomando uma decisão para moldar e solidificar os valores da comunidade, com a mão condutora do Promotor de Justiça", disse.

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR), Luciana Uller Marin, falou sobre a banalização da vida e a relevância da atuação do MPSC no Tribunal do Júri. "Hoje se mata no varejo, por discussões banais e por desentendimentos triviais, e se mata no atacado, pelo poder. Dentro dessa realidade, a nossa atuação na tribuna do júri ganha especial relevância, pois precisamos defender e reverenciar a vida humana", destacou.