Post

O projeto "Diagnósticos Criminais", desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do Ministério Público de Santa Catarina (CCR/MPSC), é um dos finalistas das nove categorias do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2019. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de agosto, durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, em Brasília. O projeto fomenta a integração de banco de dados na área criminal reunindo diversos softwares de análise de dados em um único ambiente virtual.

Criado no âmbito do programa Tutela Difusa da Segurança Pública, a iniciativa deve gerar painéis dinâmicos com base em informações do próprio MPSC e de instituições parceiras. Esses painéis simplificam a compreensão de cenários, auxiliando os Promotores de Justiça a tomarem decisões relacionadas ao planejamento de ações, campanhas e projetos de prevenção e enfrentamento da criminalidade.

De acordo com o Coordenador do CCR, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, o projeto fornece subsídios mais adequados para as políticas de prevenção e repressão dos crimes e de assistência às vítimas. "Constitui-se no emprego de uma coleção de métodos dispostos a fomentar e formular ações e políticas de segurança pública muito mais próximas da realidade local e dirigidas ao atendimento das causas e não só das manifestações da violência", afirmou.

Em cada categoria três projetos disputam o primeiro lugar. Nesta edição, 1.034 projetos concorreram em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

O Prêmio CNMP foi instituído por meio da Resolução n. 94, de 22 de maio de 2013, para dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.