A Operação Strike cumpriu com sucesso 43 dos 54 mandados de prisão preventiva e 63 dos 69 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Polícia Civil, contra integrantes de duas organizações criminosas que disputam o tráfico de drogas em Bom Retiro. Os presos foram conduzidos para o Presídio Regional de Lages.

Durante a operação, que envolveu mais de 200 Policiais Civis e Militares, outras duas pessoas foram presas em flagrante, por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Bom Retiro, Alfredo Wagner, Lages, Palhoça, São José e Ituporanga. Foram apreendidos diversos aparelhos de celulares, que serão encaminhados à perícia.

O Ministério Público denunciou 53 pessoas por praticarem os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e corrupção de menores. Dentre os denunciados estão integrantes de uma facção de alcance estadual que comandam uma das organizações criminosas no Município de Bom Retiro. O 54º mandado de prisão preventiva foi expedido em outro procedimento, contra um investigado por tráfico de drogas.

A ação penal com o pedido dos mandados teve origem em Procedimento Investigatório Criminal da Promotoria de Justiça e em Inquérito Policial, que, concomitantemente, apuraram e mapearam o tráfico de drogas na região.

De acordo com o Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares, com as investigações foi possível identificar uma série de infrações penais executadas de forma estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, apurando a existência de duas organizações criminosas rivais que exploravam o tráfico de drogas em Bom Retiro.