Post

O Colégio de Procuradores de Justiça elegeu, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (30/3), o Procurador de Justiça Fábio Strecker Schmitt como Corregedor-Geral do Ministério Público de Santa Catarina. 

O Procurador de Justiça foi candidato único e foi eleito com 55 votos válidos. A votação iniciou na manhã do dia 29 de março e encerrou às 10h desta quarta-feira.  "Tenho plena convicção de que a função de Corregedor-Geral é um cargo de confiança deste egrégio Colégio. Qualquer atividade na Corregedoria só se mostrará frutífera e alcançará êxito na medida em que tiver o apoio e a colaboração deste Colégio para que o trabalho possa ser aperfeiçoado constantemente. Agradeço o apoio e a confiança depositada", disse, logo após o anúncio do resultado. Strecker também destacou o trabalho realizado pela atual equipe da Corregedoria do MPSC. "Quero parabenizar o Corregedor-Geral Ivens José Thives de Carvalho e o Subcorregedor-Geral do Ministério Público Mário Luiz de Melo pelo excelente trabalho que realizaram na Corregedoria. É sempre um desafio suceder administrações tão bem-sucedidas. Faremos um grande esforço para fazer jus e dar sequência ao trabalho realizado até aqui".

Fábio Strecker Schmitt ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 1992. Passou pelas Comarcas de Joinville, São Carlos, Capinzal, Timbó, Lages e Florianópolis. Na Capital, já foi assessor na Procuradoria-Geral de Justiça e promovido a Procurador de Justiça em 2016. Também já foi Coordenador de Recursos Criminais. Em 2019 e 2020, assumiu o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos.

O Corregedor-Geral eleito anunciou também a indicação do nome da Procuradora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell para o cargo de Subcorregedora-Geral do MPSC. "Agradeço a Procuradora de Justiça Cristiane por aceitar o desafio junto comigo e estou especialmente contente por tê-la ao meu lado. Faremos uma condução da Corregedoria a quatro mãos". 

A posse dos eleitos deve acontecer na primeira quinzena do mês de abril de 2022. 

A Corregedoria-Geral 

A Corregedoria-Geral do Ministério Público orienta, fiscaliza e acompanha as atividades funcionais de Promotores e Procuradores de Justiça, confrontando-as com as condutas públicas e privadas protagonizadas pelos Membros. Realiza periodicamente correições nas Promotorias de Justiça, com o objetivo de verificar o andamento dos trabalhos. Pode instaurar processo administrativo disciplinar contra Membros do Ministério Público, punindo aqueles que cometam faltas funcionais ou tenham conduta incompatível com o cargo.