O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Pinhalzinho, ofereceu denúncia contra um treinador de handebol acusado de praticar crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Saudades. As vítimas, em sua maioria, eram alunos do réu e tinham entre 12 e 17 anos de idade na época dos crimes, que teriam sido praticados entre os anos de 2018 e 2022. O acusado está preso preventivamente, após manifestação favorável do MPSC.  

Conforme a peça acusatória, o homem foi denunciado pela prática de, no mínimo, 43 crimes. Alguns foram praticados de forma reiterada, dentre eles: estupro de vulnerável; importunação sexual; tentativa de induzir e atrair à exploração sexual; adquirir, possuir e armazenar fotos das vítimas em cenas pornográficas; tentar obter vantagem ou favorecimento sexual; assediar, instigar e induzir algumas das vítimas a se exibirem de forma sexualmente explícita; e também por entregar cigarro eletrônico aos adolescentes em diversas ocasiões.  

O Promotor de Justiça Bruno Poerschke Vieira explica que o treinador utilizava-se do cargo e da proximidade com os alunos para praticar os atos. "Em alguns dos casos, o acusado pediu que as vítimas entrassem sozinha em uma sala com o intuito de que fossem tomadas as suas medidas musculares. Na sequência, ele pedia que os adolescentes ficassem somente de cueca, momento em que praticava o crime importunação sexual. Já em outra ocasião, viu que uma das vítimas estava sentada na arquibancada e se aproximou, momento em que praticou o crime de estupro de vulnerável - ato diverso da conjunção carnal. Além disso, aproveita-se de campeonatos de handebol para, no momento em que as vítimas estavam no alojamento e já descansando, praticar os abusos sexuais, especialmente com toques nas partes íntimas delas", ressalta.  

Vieira ainda destaca a importância da denúncia em casos como este. "Embora alarmante a quantidade de crimes contra a dignidade sexual que estamos apurando na Pomarca de pinhalzinho, a coragem dos ofendidos em denunciar os agressores é a melhor forma de não os deixarem sair impunes das perversidades que praticam. O Ministério Público continuará combatendo essas práticas criminosas, prestando o devido apoio às vítimas e incentivando que os crimes contra a dignidade sexual cheguem ao conhecimento das autoridades competentes para que os abusadores sejam devidamente investigados, processados e punidos", enfatiza o Promotor de Justiça. 

A denúncia ainda não foi recebida pelo Poder Judiciário.