"Bater é uma forma de educar"; "é de pequeno que se torce o pepino"; "não se considera estupro quando a vítima com menos de 14 anos está namorando com abusador" - esses são alguns dos mitos que acabam justificando atos violentos contra crianças e adolescentes. O Ministério Público de Santa Catarina tem um papel fundamental na proteção da vítima e na responsabilização do agressor.

No novo vídeo "Violência infantil", o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, explica que o cidadão deve denunciar casos de violência infantil até mesmo quando há somente uma suspeita. "Por lei não é necessário que a pessoa tenha certeza de que aconteceu algum tipo de violência contra a criança. A lei garante o direito da denúncia para que, então, as autoridades possam fazer a investigação", afirma.

Nos próximos dias, uma campanha irá ganhar as ruas das cidades catarinenses na busca pelo fim da violência infantil. Para saber mais sobre o tema, você pode assistir ao vídeo na íntegra, clicando ao lado ou ir direto às perguntas sobre o tema, usando a galeria abaixo.



O que é violência infantil?

Como identificar uma vítima de violência infantil?

Quais são os mitos sobre a violência infantil?


Violência Infantil - qual é o papel do MP?

Como o cidadão pode ajudar uma vítima de violência infantil?

Qual a importância da Campanha contra violência Infantil?