Post

Em um estado onde inovação e tecnologia se destacam, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também está engajado na causa. O "Innovation Day", realizado na manhã desta sexta-feira (31/1), na sede do MPSC, em Florianópolis, teve o propósito de discutir formas de inovar na instituição, além de oportunizar um momento de maior dinâmica e interação entre os participantes. "As instituições públicas, assim como todos os entes, não podem estar alheias às mudanças que ocorrem na sociedade - por isso a importância de trazer esse assunto a debate, para reinventar a nossa atuação e melhor atender o cidadão", destaca o Coordenador-Adjunto do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT), Promotor de Justiça Guilherme André Pacheco Zattar.

A programação contou com três palestras. Na abertura do evento, o advogado, empreendedor e especialista em Governo Digital Ademir Milton Piccoli apresentou o tema "Judiciário Exponencial" e abordou a necessidade de transformar o Sistema Judiciário por meio da mudança de pensamento, da promoção e do investimento na inovação tecnológica. Para ele, "o futuro é agora" e, para inovar no ambiente de trabalho, "é preciso desenvolver um processo que minimize o sistema imunológico interno que inibe a inovação", ou seja, enfrentar pensamentos tradicionais.


Post

Em seguida, o professor do Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Fernando Palacios proferiu palestra sobre storytelling, prática de contar histórias usando técnicas inovadoras. O foco foi em apresentação de ideias e projetos. "Qualquer assunto pode ser interessante. Tudo é uma questão de como a gente conta essa história. É preciso sensibilizar as pessoas e despertar necessidade", ressalta. Quem esteve presente na palestra também recebeu o passo a passo de como montar uma narrativa que cative a audiência.


Post

O doutor em Educação Augusto Niche fechou o evento com um debate sobre competências e inovação em tempo de cultura digital. Discutindo o estilo de vida em um mundo globalizado e digital, ele destacou que, ainda que as tecnologias facilitem nosso dia a dia, é preciso observar a realidade para ter ideias inovadoras. "Para a inovação, a principal barreira é a nossa forma de existir", salienta. Além disso, afirmou que não existe uma fórmula pronta para ressignificar o Ministério Público: "são as pessoas que estão presentes nesse evento que podem dar um novo significado à instituição em pleno século XXI", complementa.

Inovação no MPSC

O debate sobre inovação começou ontem (30/1). Ao longo do dia os participantes assistiram a quatro painéis com oito apresentações de profissionais das mais diversas áreas - Direito, Economia, Administração, Relações Internacionais, Engenharia, entre outras. Foram discutidos temas como inovação e transformação digital no Ministério Público, cultura organizacional e regulamentação e contratação de inovação. No evento, também foram apresentados os projetos "MPLabs", do Ministério Público de Pernambuco; o "Inova/MPRJ", do Ministério Público do Rio de Janeiro; e o "Victor", do Supremo Tribunal Federal.

Movimento iMPulso

Dentro desse contexto, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou o movimento iMPulso - Fazer diferente para fazer melhor. O objetivo é disseminar a cultura da inovação na instituição, experimentar novas práticas de trabalho, estimular a inovação aberta e fazer um Ministério Público cada vez mais próximo do cidadão. "Nosso desafio é saber como usar a transformação digital e processos inovadores para promover entregas que façam sentido na vida das pessoas", afirma o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.

Dentre as ações a serem desenvolvidas estão a construção de um Plano de Inovação e a intensificação e aproximação com outras instituições, setores produtivos, universidades e empresas.