Post

Sustentabilidade e cidadania: estes são dois pontos que serão reforçados com a ampliação do programa de coleta seletiva no município de Maravilha. O projeto, que teve o financiamento aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) nesta quarta-feira (13/11), prevê a aquisição de 50 containers para serem utilizados em diversos pontos do município como postos de coleta de resíduos. 

Além de colaborar com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a coleta seletiva gera benefícios econômicos, como o menor gasto com limpeza urbana e a geração de empregos e de renda por meio da reciclagem. No caso de Maravilha, devido à legislação municipal, o valor arrecadado com a venda dos materiais coletados é destinado para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, entidade que atende mulheres e coordena ações voluntárias de prevenção ao câncer de mama. 

Até junho de 2019, quando o programa de coleta do município completou um ano de atividade, foram vendidas mais de mil toneladas de resíduos que iriam para o aterro sanitário, resultando em mais de R$ 100 mil arrecadados para a Rede Feminina. 

Requerimentos de Perícias

O Conselho Gestor do FRBL aprovou, ainda, durante a reunião, cinco requerimentos de perícias nas áreas de moralidade administrativa e do meio ambiente. Os pedidos foram encaminhados pelas PJ de Ipumirim, 1ª PJ de Capinzal, 2ª PJ de Trombudo Central, 9ª PJ de Itajaí e PJ de Rio do Oeste. 



FRBL: RESSARCE E BENEFICIA A SOCIEDADE

Em Santa Catarina, o dinheiro proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais em face de danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico é revertido ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), o qual financia projetos que atendem a interesses da sociedade. Saiba mais no vídeo!