Post

A Escola Básica Municipal Profª Herondina Medeiros Zeferino aplicará uma pesquisa em cerca de 750 estudantes do 5º ao 9º ano, além de seus familiares, professores e funcionários. A iniciativa é uma parceria com a 15ª Promotoria de Justiça da Capital, a equipe de Serviço Social do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a rede de atendimento da infância e juventude.

O projeto-piloto tem como objetivo diagnosticar o perfil dos alunos, compreendendo seus anseios e desejos e, consequentemente, auxiliando na construção de um ambiente educacional melhor, que permita o acesso e a permanência de cada vez mais estudantes. 

Dividida em três questionários, a pesquisa foi elaborada em um esforço conjunto do MPSC, da rede de ensino municipal e estadual, do Conselho Tutelar e das Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, com articulação das Promotorias de Justiça com atribuição na área da Infância e Juventude e da Educação na Comarca da Capital - 9ª, 10ª, 15ª e 25ª -, além do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ). 

O Setor do Serviço Social, por sua vez, contribuiu com a intermediação dos atores, em um processo que se iniciou em 2017, com a apresentação da proposta do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA), programa do MPSC que busca debater de forma interinstitucional as causas da evasão e da infrequência escolar.

Os resultados da pesquisa serão utilizados para a construção de painéis de análise de dados que permitirão a compreensão da realidade escolar e um planejamento mais efetivo de políticas públicas para o combate à evasão e à infrequência dos alunos. Além disso, os dados irão auxiliar na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola - documento que define diretrizes, objetivos e ações a serem desenvolvidas pela unidade de ensino. Essa será uma aplicação piloto, mas planeja-se, em médio prazo, levá-la para as demais escolas municipais e estaduais de Santa Catarina, as quais também podem vir a utilizar a pesquisa na produção de seu PPP.

Para tratar da pesquisa, a equipe do MPSC visitou a escola Profª Herondina Medeiros Zeferino na sexta-feira (16/8). A unidade dispõe de tablets (Chromebooks) e de sete professores auxiliares de ensino que orientarão o preenchimento dos questionários, que devem ser aplicados até o início de outubro. 

Participaram da reunião a Administradora Escolar da escola Profª Herondina Medeiros Zeferino, Cláudia Jung Prado, o assistente da 15ª PJ Cristiano Kim Araújo, a assistente social da Comarca da Capital Marina Feltrin Dambros e a estagiária em Serviço Social do MPSC Claudia Burgos da Silva.