Post

Desde a tarde desta quarta-feira (1º/2), os cidadãos de Faxinal dos Guedes contam com um canal direto com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Por meio do programa MP + Próximo, foi instalada no município a segunda sala de atendimento virtual do MPSC do estado. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores de Faxinal dos Guedes, onde a sala de atendimento está disponível para a população.

Na inauguração do espaço, o Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, destacou que o objetivo é instalar as salas em locais onde não há sedes de Promotorias de Justiça. "É um projeto-piloto ousado. Esse é o primeiro projeto que estamos instalando fora da Capital. A partir daqui, vamos compreender se essa estrutura é suficiente, se está funcionando e o que precisamos fazer para aperfeiçoá-la. Pretendemos estender o projeto para aqueles locais onde o MP não tem sede ainda, para que a comunidade se sinta acolhida e o cidadão, o agricultor, as donas de casa, por exemplo, não precisem pegar ônibus e se deslocar por quilômetros até a sede da comarca, porque terão aqui alguém para recepcioná-los, para acolhê-los dentro de um gabinete montado com todo o conforto", explicou.  

Post

"Vamos fazer um atendimento telepresencial, no qual o cidadão vai estar aqui e, do outro lado, haverá um servidor capacitado para fazer o atendimento e entender suas necessidades. Nós vamos facilitar a vida do cidadão entregando um serviço público de qualidade por meio de uma tecnologia que nos aproxima", garantiu o PGJ.

"Quem viu a sala de atendimento que foi montada aqui na casa do povo entendeu que é uma ação concreta em defesa da cidadania, da sociedade, para a orientação dos que mais necessitam. Ação concreta que traz uma palavra importante para quem está angustiado. O espaço é a mão do MP permanentemente estendida para a comunidade de Faxinal dos Guedes, com um projeto inovador, humano, que modifica o padrão de relacionamento da nossa instituição onde nós não temos sede", disse Comin.

O Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise enfatizou em sua fala que o Poder Legislativo municipal e o Ministério Público têm uma face comum, que é a fiscalizatória. "Não necessariamente sancionatória, mas que busca evitar erros e solucionar problemas. Então, nada mais adequado e convergente que unir essas duas faces e trabalhar juntos". Brandalise destacou, ainda, os bons resultados que o projeto deve trazer para a região. "Faxinal dos Guedes é uma cidade pujante, que vem crescendo e merece essa atenção do MP. É uma cidade de economia predominantemente de grãos. Aqui se planta soja, milho e trigo, e aqui o que se planta, dá. Por isso, nós vamos plantar esse projeto aqui, porque tenho certeza de que vamos colher soluções, resolutividade. Esse é o objetivo do projeto", finalizou

Post

Por fim, o Presidente da Câmara de Vereadores de Faxinal dos Guedes, Marciano Alves dos Santos, salientou a importância do programa para o município. "Esse projeto, quando foi apresentado, lembro que foi aceito por todos, por entendermos o quanto será importante para a população de Faxinal dos Guedes. Com certeza o projeto vai facilitar o acesso àquelas pessoas que mais necessitam e que não precisarão se deslocar até Xanxerê para o atendimento na Promotoria de Justiça. Essa é uma forma de abrir portas com o Ministério Público com acessibilidade. Nós nos sentimos agradecidos pela escolha da Câmara de Faxinal dos Guedes com esse projeto-piloto, que servirá como modelo na nossa região", afirmou.

O que é o MP + Próximo?

O programa MP + Próximo tem por objetivo ampliar o atendimento à população em locais onde não há Promotorias de Justiça. Em cada local, o atendimento ocorre no formato telepresencial, e o cidadão, com o auxílio de servidores do MPSC, é colocado em contato on-line com servidores do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC) ou das Promotorias de Justiça para uma triagem e encaminhamento.

De acordo com a Secretária-Geral do MPSC, Ariadne Klein Sartori, "a ideia é que mais espaços como este sejam abertos nos próximos meses em outras regiões de Santa Catarina, o que ocorrerá a partir da manifestação de interesse pelas coordenadorias administrativas ou de membros do MPSC em aderir ao projeto MP + Próximo". Nesses casos, o MPSC promoverá a articulação e providenciará, em parceria com órgãos públicos locais, os recursos materiais necessários para a instalação.

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Procurador Geral de Justiça Fernando da Silva Comin, que fala sobre o programa MP + Próximo.

Carregar arquivo do audio aqui!