A Secretaria de Estado da Segurança Pública terá que construir uma sede própria para a unidade da Polícia Científica de Rio do Sul, com uma estrutura capaz de atender às necessidades dos colaboradores e da população. A Justiça determinou a realização da obra a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

 Hoje a Polícia Científica fica na Delegacia Regional, em espaços considerados pequenos e inadequados para os dias atuais. Os setores de emissão de carteira de identidade e criminalística e o Instituto Médico Legal (IML) funcionam em ambientes insuficientes para atender à demanda de um município com mais de 70 mil habitantes e da região do Alto Vale do Itajaí.  

 Esses fatos foram constatados pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul durante averiguações realizadas nos últimos anos. "A Unidade da Polícia Científica de Rio do Sul oferece condições precárias de trabalho e atendimento ao público e necessita de um novo prédio com urgência", diz a Promotora de Justiça Viviane Soares. 

 Algumas atividades chegaram a ser paralisadas devido à falta de estrutura. Exames necroscópicos, por exemplo, tiveram que ser interrompidos por determinação da Vigilância Sanitária e acabaram sendo encaminhados para Lages, Blumenau e Curitibanos. 

 Agora o Estado tem oito meses para aprovar o projeto da nova sede da Polícia Científica junto ao Município e 18 meses para finalizar as obras. O não cumprimento da determinação judicial pode gerar multas que variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil por dia.